17ª Sessão Ordinária da 20ª Legislatura


Impressão PDF
Identificação Básica
Tipo de Sessão: Sessão Ordinária Abertura: 09/06/2025 - 18:08 Encerramento: 09/06/2025 - 21:00
Correspondências
Expedientes
Abertura da Sessão:

Ata da 17ª Sessão Ordinária da 20ª Legislatura da Câmara Municipal de Barra do Garças – MT. Aos 9 (nove) dias, do mês de junho, do ano de 2025 (dois mil e vinte e cinco), às 18h08min, no Plenário da Câmara Municipal, reuniram-se os Vereadores e as Vereadoras desta Casa de Leis, para a 17ª Sessão Ordinária, sendo a sessão transmitida via on-line a todos os munícipes. Sob a responsabilidade do Vereador Alessandro Matos do Nascimento – Presidente eleito, secretariado pelo também Vereador Elton Melo Marques, 1° Secretário eleito. Após, o Sr. Presidente inicia dizendo: Sob a proteção de Deus e em nome do povo barra-garcense, declaro aberto os trabalhos.

Leitura do Trecho Bíblico e/ou Hino do Município:

Por se tratar de sessão presencial, o Sr. Presidente convidou a todos a ficarem de pé, para ouvirem a leitura de um trecho bíblico e a execução do Hino de Barra do Garças.

Rito Extraordinário da Sessão:

O Sr. Presidente iniciou a sessão informando que a presente reunião ocorrerá de forma diferenciada. Relatou que, há aproximadamente duas semanas, o vereador Zé Gota protocolou um requerimento, o qual foi assinado por todos os vereadores presentes. Disse ainda que, desde o início de fevereiro, havia conversas sobre a necessidade de planejar a atuação da Secretaria de Saúde para os próximos dez anos. Na ocasião, foi feito um pedido formal na tribuna, solicitando a realização de um diagnóstico abrangente da referida secretaria. O Sr. Presidente destacou que, naquele momento, buscou-se envolver outros órgãos, como as Secretarias de Educação e de Ação Social, para a realização de ações similares de planejamento. O Vice-Prefeito, Sr. Sivirino Souza dos Santos, presente nesta sessão, foi consultado na época e informou que também estava preparando um diagnóstico em parceria com uma equipe de consultoria. Assim que os dados estivessem concluídos, seriam apresentados, em consonância com o requerimento que motivou a presente sessão. Na sequência, o Sr. Presidente ressaltou que toda a equipe da Secretaria de Saúde já se encontrava reunida no plenário, preparada para realizar uma apresentação técnica sobre o balanço dos resultados alcançados e as metas futuras para a Gestão da Saúde Municipal de Barra do Garças. Diante disso, solicitou a suspensão do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), incluindo votações de proposições, requerimentos e indicações. Informou ainda que, ao término da exposição, os vereadores poderão fazer pedidos de requerimentos de forma oral, para que a equipe possa encaminhá-los na semana seguinte. O Sr. Presidente explicou que o objetivo principal desta sessão será apresentar o diagnóstico do funcionamento da Secretaria de Saúde. Ressaltou, entretanto, a importância de que cada vereador registre suas observações durante a apresentação, para que, posteriormente, possam ser feitas considerações mais aprofundadas e justas. Para facilitar o procedimento, sugeriu que a apresentação fosse realizada de forma colaborativa, com os integrantes posicionando-se nas tribunas dispostas no plenário. Após essas orientações, o Sr. Presidente convidou o Vice-Prefeito, Sr. Sivirino, para compor a Mesa de Honra. Em seguida, convidou a Secretária da Saúde, Sra. Salete Terezinha Lauermann, para se dirigir à tribuna e fazer uso da palavra (15min18s; 58min28s). Logo após, a Secretária passou a palavra à equipe de Gestão do SUS, que iniciou a apresentação técnica (18min33s a 58min15s). Ao final da apresentação, o Sr. Presidente convidou todos os vereadores, a dirigirem-se à tribuna para fazerem seus apontamentos e questionamentos.

Matérias do Expediente Não existem Matérias de Expediente para essa Sessão Plenária
Matérias da Ordem do Dia Não existem Matérias de Ordem do Dia para essa Sessão Plenária